google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Um em cada dez municípios do Paraná enfrenta epidemia de dengue - Tribuna da Serra

Um em cada dez municípios do Paraná enfrenta epidemia de dengue

Quarenta cidades do Paraná enfrentam epidemia de dengue, segundo revelou o último boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os municípios de Ampére, Corbélia, Marialva e São Jorge do Ivaí passaram a fazer parte da lista extensa de cidades que apresentam a proporção de 300 ou mais casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes. Ao todo, já são 18.541 casos confirmados de dengue no Paraná. Também foram confirmados 200 casos de zika (sendo 16 em gestantes) e 41 de chikungunya. 
A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue na Sesa, Themis Buchmann, explicou que 299 municípios do Paraná estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti há pelo menos 12 meses consecutivos. O Estado possui 399 municípios. "O trabalho tem que ser intensificado todos os dias, independentemente dos números. As nossas 22 Regionais de Saúde apresentam casos notificados. Temos pacientes que transitam, temos casos autóctones (transmitidos na própria cidade) e os cuidados básicos devem ser feitos por todos os envolvidos", destacou. Ela lembrou que o governo do Estado enfrenta constantes atrasos no repasse de inseticidas que deveriam ser enviados pelo Ministério da Saúde. 
O governo do Paraná tenta agora liberação para compra de vacinas contra a dengue. O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, deve se reunir hoje em Brasília com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. A intenção é adquirir as doses aprovadas pela Anvisa em dezembro do ano passado para dar início à imunização. 
Das 31 mortes causadas por dengue no Estado, 19 delas ocorreram na cidade de Paranaguá (Litoral). As demais foram registradas nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá, Antonina e Santa Terezinha de Itaipu. Conforme a Sesa, 70 % das vítimas já apresentavam outras doenças crônicas antes da infecção pelo vírus da dengue. Mais de R$ 8,8 milhões foram investidos em Paranaguá para conter o avanço da epidemia. Os recursos foram utilizados em ações de limpeza, contratação de profissionais de saúde e compra de medicamentos e de equipamentos. Paranaguá lidera o número de confirmações de dengue com 4.835 casos registrados, seguido de Foz do Iguaçu com 2.754 casos e Londrina, que acumula 1.837 confirmações. 
O boletim atualizado pela Sesa foi divulgado no início da noite de ontem. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do Ministério da Saúde para questionar sobre os atrasos no repasse do inseticida utilizado no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Viviani Costa
Reportagem Local FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia