google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Assaí chega aos 83 anos de fundação com uma história de coragem e perseverança - Tribuna da Serra

Assaí chega aos 83 anos de fundação com uma história de coragem e perseverança

Gustavo Carneiro

Em ritmo de desenvolvimento, Assaí comemora hoje 83 anos de fundação. A história do município é contada a partir do dia 1º de maio de 1932, quando o grupo de japoneses chefiado por Miyuki Saito, juntamente com Itissuke Nishimura, Utaro Katsuda, Tokujiro Tsutsui e Jungo Nagai, partiu de Jataí (atual Jataizinho) para conhecer o lote de terras devolutas adquirido do governo do Estado. O registro inicial foi a derrubada da primeira árvore no local onde foi instalada a sede provisória da, então, Fazenda Três Barras – hoje Secção Peroba. A instalação oficial do município foi no dia 28 de janeiro de 1944. 

O nome do povoado que foi se instalando na fazenda homenageava os colonos japoneses que construíam esta história: Assailand (‘Assahi’ – sol nascente e ‘Land’ – terra). O desenvolvimento do povoado deveu-se à fertilidade da terra e condições climáticas favoráveis, principalmente para as culturas de café e algodão. 

Mais de oito décadas depois, Assaí conta com uma população de mais de 16 mil pessoas e um produto interno bruto (PIB) de R$ 334 milhões e PIB per capita de R$ 20.774, segundo dados de 2012, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). 

A comemoração, entretanto, se realizará nos dias 11 a 14 de junho, quando acontecerá a 72ª Expoasa – Exposição Agrícola e Regional de Assaí, no Centro de Eventos Toyossaburo Ikeda. A programação da festa conta com a apresentação das duplas sertanejas Jads e Jadson (11/06) e Humberto e Ronaldo (12/06), além do músico Israel Novaes (13/06). 

A economia atual do município é dividida pela agricultura e por importante reforço de outros setores, como a crescente industrialização. Com isso, a educação ganha aliados com a instalação de cursos técnicos que formam a mão de obra para atender essa nova demanda. 

Assaí é destaque também nos esportes. É do município o único time no Norte do Paraná que participa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Mas coleciona troféus e medalhas em outras modalidades, como o tênis de mesa e o karatê. Este ano a cidade sediará importantes campeonatos estudantis do Paraná: Jogos Escolares, Piá Bom de Bola e Jogos Abertos do Paraná. Um município que tem muito a comemorar. 

Otandiôbi omedetô! 

Reportagem Local FolhaWeb

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia