google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitos da Amunop preparam pauta de reivindicações - Tribuna da Serra

Prefeitos da Amunop preparam pauta de reivindicações

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) preparam uma lista de reivindicações que serão entregues aos candidatos a governador. Na reunião marcada para esta sexta-feira, os prefeitos devem organizar as propostas da entidade visando o comprometimento do futuro governador com o fortalecimento da região. A Amunop é composta por 19 municípios, com uma população superior a 250 mil habitantes. 

O presidente da Amunop e prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, destaca que as demandas pontuais de cada cidade vão ser analisadas caso a caso, mas a prioridade são ações de abrangência macrorregional., "que levem à integração e ao desenvolvimento equilibrado dos municípios com um arranjo produtivo que incremente empregos e a prosperidade dos moradores". Entre as propostas destacadas pelo presidente da Amunop estão a consolidação do hospital regional e o fortalecimento das santas casas e entidades de saúde, com a implantação de tratamentos de hemodiálises e quimioterapias, evitando o deslocamento diário de pacientes para outras localidades. 

Celso Silva informa que o documento sugere ainda o fortalecimento da agricultura por meio da transformação de produtos primários de cadeias produtivas como a da avicultura de corte, fruticultura e olericultura. Outra reivindicação é a implantação de um porto seco aduaneiro para estimular as exportações e atração de novas indústrias. Os prefeitos da Amunop querem também o incentivo ao turismo religioso e ecológico. 

O presidente da entidade destaca ainda que a necessidade da implantação de parque tecnológico de software, abrangendo as universidades e escolas técnicas. A horizontalização da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp) e o compromisso em apoiar a implantação dos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nas cidades de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio também constam no documento que será entregue aos candidatos Beto Richa, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião. 

Celso Silva informa que a Amunop continua recebendo propostas de entidades representativas dos diversos segmentos e classe política para a formatação de um documento unificado, que será deliberada na reunião da entidade desta sexta-feira, na sede da associação em Cornélio Procópio.

Marcos André de Brito - Folha Norte Pioneiro

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia