google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SAÚDE DA MULHER - campanha de coleta de exame preventivo do colo de útero - Tribuna da Serra

SAÚDE DA MULHER - campanha de coleta de exame preventivo do colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde avisa que sera realizada no dia 19 de junho de 2014 das 08:00 às 11:00 da manhã e das 13:00 às 16:00 horas a no Centro de Saúde de São Jerônimo da Serra a campanha de coleta de exame preventivo do colo de úteroas mulheres interessadas a realizarem o exame deverão comparecer portando o documentos de identidade e principalmente o cartão do SUS. 

O que é?

É um teste realizado para detectar alterações s células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.

O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. 
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. 

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.


Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

http://saudesaojeronimodaserra.blogspot.com.br/

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia