google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Saúde alerta para incidência de escorpiões em São Jerônimo da Serra - Tribuna da Serra

Saúde alerta para incidência de escorpiões em São Jerônimo da Serra

Foto Ilustração
A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de São Jerônimo da Serra está alertando a população sobre o risco de acidentes com escorpiões nesta época do ano, cuja fase reprodutiva acontece entre a Primavera e o Verão. 

Com a incidência de chuvas e freqüentes, eles acabam desabrigados e invadem as residências. De acordo com o Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de São Jerônimo da Serra, Leandro Camargo, é importante que as pessoas mantenham seus quintais livres de entulhos e restos de materiais de construção, pois são nesses locais que os escorpiões procuram se abrigar. “Como os escorpiões são animais de hábito noturno, também é fundamental, principalmente à noite, que as pessoas fechem os ralos e frestas para evitar que os escorpiões entrem nas residências”, afirma Leandro.

Com a época de chuva, os escorpiões, que se alimentam de insetos como baratas, acabam se desalojando das galerias pluviais e bocas de lobo. Quando chove ou é jogado inseticida no local, o animal, que é um aracnídeo e não um inseto, não morre.

O veneno do escorpião atua principalmente no sistema nervoso - ação neurotóxica. A substância provoca dor intensa, abaixa a temperatura do corpo, acelera a pulsação e pode matar. Em casos graves, além da anestesia local, o paciente recebe soro antiescorpiônico, que é feito pelo próprio veneno do escorpião.

Orientações

O veneno das duas espécies (escorpião amarelo - Tityus serrulatus - e do escorpião marrom - Tityus bahiensis) que são encontradas no município é semelhante. A dose do amarelo, é um pouco maior, mas o grande problema é a idade e o porte de cada vítima. Se o acidente ocorrer com um adulto, até que o veneno se espalhe, é mais demorado do que em uma criança, por conta da massa muscular do indivíduo.

Em casos de dores agudas e reações como taquicardia, sudoreses e vômitos, é imprescindível buscar o serviço de saúde mais próximo, pois ele irá tratar a dor e a reação inicial.

Medidas preventivas

Aplicação de inseticida no animal não adianta, pois o escorpião é aracnídeo. A aplicação do veneno anti-inseto só traz consequências, pois acaba atordoando o animal. Como o escorpião gosta de se abrigar em locais escuros e úmidos, o acúmulo de madeira, tronco de árvores, entulhos de construção no fundo do quintal ou dentro de casa favorecem a incidência de alguns tipos de insetos, como a barata e, consequentemente, atrai os aracnídeos.

É importante deixar algum espaço entre um objeto e outro para limpezas em residências e, principalmente, nos quintais. Evitar acúmulos de plantas como trepadeira, ou jardins que não são tratados com frequência. É recomendado colocar telas em janelas, barreira na soleira da porta, além de chacoalhar cortinas, roupas e calçados antes de serem usados. Todas as indicações devem ser realizadas sempre, em qualquer local e, principalmente, em ambientes que já tiveram problemas com escorpiões.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia