google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Movimento Global promove um dia pela transparência no Orçamento Público - Tribuna da Serra

Movimento Global promove um dia pela transparência no Orçamento Público

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de promover a transparência do orçamento, a prestação de contas e participação da sociedade, o Movimento Global de Transparência Orçamentária, Accountability e Participação (BTAP) realiza no próximo sábado, 28/9, um Dia de Ação Mundial.  
O BTAP é uma iniciativa que foi lançada em 2011 e reúne mais de 130 organizações em mais de 60 países, entre eles, o Brasil. O movimento luta pela transparência e inclusão do orçamento público – itens essenciais para garantir a realização dos direitos humanos, da justiça social e da sustentabilidade ambiental, bem como para diminuir as desigualdades sociais e reduzir a pobreza.   
Neste dia 28, os países desenvolverão inúmeras ações para exigir dos governos um compromisso mais forte em prol da abertura dos orçamentos.  As atividades incluem oficinas, reuniões, elaboração de artigos e ações pontuais de divulgação na mídia e redes sociais.  
O dia se soma as atividades que foram realizadas pelo movimento durante a cúpula do G20, que ocorreu no início deste mês na Russia. Na ocasião, o BTAP pediu às maiores economias do mundo maior comprometimento com o avanço da transparência, responsabilidade, participação orçamentária e combate à sonegação de impostos. 
Direito à informação 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos versa que " toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito inclui o direito de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios , independentemente de fronteiras ". Além disso, os orçamentos públicos são levantados por meio de contribuições dos cidadãos e da renda gerada pelo patrimônio público. Desta forma, a crença de fundação da BTAP é que a participação nas decisões relativas aos orçamentos públicos é um direito fundamental e responsabilidade de todos os cidadãos. Por este motivo, o Movimento convoca a todos os governos, legisladores e instituições internacionais ao redor do mundo a aderir aos seguintes princípios:
• Os orçamentos públicos devem ser transparentes, o que significa que todas as informações relacionadas à forma como o dinheiro público é utilizado e onde é utilizado deve ser disponibilização ao público em geral de uma forma acessível, oportuna e compreensível;
• Processo de orçamento deve inclusivo , assegurando oportunidade para que  todos os cidadãos cumpram o o seu direito de conhecer, participar e influenciar nas decisões que dizem  respeito à cobrança, alocação e gestão dos recursos públicos;
• Os dados orçamentários devem ser precisos , com base em estimativas conhecidas publicamente e garantir que os governos gastem o dinheiro público nas prioridades para o qual foram aprovados , reduzindo assim o espaço para vazamentos, corrupção e ineficiências;
• Orçamento tem que ser abrangente, o que engloba todas as receitas e despesas, independentemente da sua origem - incluindo a ajuda internacional , os fundos paraestatais e da gestão da dívida interna e externa.
Além do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que faz parte do Comitê de Coordenação do BTAP, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e o Instuto Mais Democracia são organizações que compõem o movimento.  

O Inesc trabalha com análise do orçamento público há mais de 20 anos e desenvolve diversas ações com base na metodologia Orçamento e Direitos – instrumento no qual monitora o orçamento público de modo a garantir a realização dos direitos Políticos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.  
Recentemente, o Instituto lançou a ferramenta Orçamento Público ao Seu Alcance, que monitora em tempo real a execução dos recursos orçamentários brasileiros em todas as áreas. Além disso, o Inesc é responsável por alguns dos Orçamentos Temáticos (Socioambiental, Igualdade Racial, Quilombola, Indígena), hospedados na página do Siga Brasil, do Senado Federal.
Assessoria de comunicação do Inesc

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia