google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Campanha arrecada 20 toneladas de “lixo eletrônico” em oito horas - Tribuna da Serra

Campanha arrecada 20 toneladas de “lixo eletrônico” em oito horas


Mais de 20 toneladas de “lixo eletrônico” foram recolhidas na ação promovida pela ONG E-Lixo no último sábado em Londrina. Foram necessários cinco caminhões para recolher os objetos levados até o ponto de coleta, montado na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, esquina com a Avenida Maringá, e que funcionou das 9 às 17 horas. Entre os materiais recebidos pela E-Lixo os aparelhos eletrônicos foram maioria, mas também houve quem levasse de máquinas fotográficas, antenas de TV e até fogão.
Essa foi a primeira coleta feita pela E-Lixo em Londrina fora da sede da organização, na Rua Ermelino Leão, 385 – região leste de Londrina. O fundador da ONG, Alex Gonçalves, comemorou a ação. “A participação das pessoas foi fantástica, espetacular”, disse, empolgado. “Apesar de a ONG ser de Londrina, de sermos relativamente conhecidos, nessa coleta tivemos uma participação realmente maciça da população.”
Segundo Gonçalves, uma classificação feita na hora da ação mostrou uma grande quantidade de computadores em condições de uso doados para a E-Lixo. “Recebemos uns 30 notebooks, outros 50 monitores de LCD”, revelou. Depois de recebidos, os equipamentos passarão por limpeza e reparo – caso necessário. Os que tiverem condições de uso serão vendidos pela ONG. Partes e peças retiradas de eletrônicos com defeito são encaminhadas para reciclagem.
Entre os computadores recebidos pela E-Lixo, pelo menos 10 serão entregues a instituições de caridade. “Temos que reconhecer o fato de que esses equipamentos chegam até nós de graça. O mínimo que podemos fazer é retribuir essas doações, devolvendo à sociedade parte daquilo que nós recebemos”, contou Gonçalves.
O fundador da ONG disse que as parcerias são fundamentais para manter as coletas externas. “Ninguém consegue fazer um trabalho desse tamanho sozinho. Tive a colaboração da CMTU, da imprensa e de outros parceiros e por isso conseguimos. A campanha ainda não acabou, mas para fazer outras ações como essa, precisamos de apoio”, avaliou. “A logística foi perfeita, a população, então, foi mais que perfeita”, comemorou.

Jornal de Londrina

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/mutirao-recolhe-vinte-toneladas-de-lixo-eletronico-em-londrina/2856332/

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia