google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 UEL abre inscrições para Vestibular 2014 nesta segunda-feira - Tribuna da Serra

UEL abre inscrições para Vestibular 2014 nesta segunda-feira

As inscrições para o Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estarão abertas a partir desta segunda-feira (12). O teste seletivo será realizado em duas fases, em 10 de novembro e nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro deste ano. São 3.090 vagas para 66 cursos de graduação. Os interessados têm até o dia 12 de setembro para se inscrever. A taxa é de R$ 110,00 e pode ser paga na rede bancária até o 1º dia útil posterior ao final do prazo.
O registro dos candidatos é feito somente pela internet, através do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops UEL). A responsável pelo departamento, Cristina Valéria Bulhões Simon, acredita que pelo menos 20 mil pessoas se inscrevam para o vestibular. O número é semelhante ao registrado em 2012, quando 20.769 estudantes de 25 estados brasileiros fizeram o concurso.
novidade deste vestibular é a habilitação em Matemática Empresarial, que pretende formar profissionais para atuar no comércio, na indústria, no mercado de ações, com consultorias ligadas à área da Previdência Social e demais setores. A intenção é suprir a demanda de profissionais neste setor. A nova habilitação terá 30 vagas, juntamente com o bacharelado em Matemática.
A Cops também anunciou outra medida inovadora. Os treineiros (estudantres que não concluíram o Ensino Médio) não estarão entre os classificados finais, como meio de evitar interpretações erradas quanto à concorrência dos cursos e aos resultados finais.
Novas disciplinas
Atendendo à solicitação dos Colegiados, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Esporte, Letras/Inglês, Letras/Francês, Medicina e Secretariado Executivo alteraram os pesos ou as disciplinas da Prova de Conhecimentos Específicos, aplicada no segundo dia da 2ª fase. A mudança de cada um dos cursos e habilitações está disponível no site do Cops UEL.
Em agosto do ano passado, a organização do Vestibular contatou os Colegiados de todos os cursos de graduação, responsáveis pela indicação das disciplinas da Prova de Conhecimentos Específicos, que, baseados na experiência de dois anos do novo modelo de vestibular, solicitaram as alterações. Estas modificações foram submetidas e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL.
Pelas regras do concurso, o segundo dia da 2ª fase traz 12 questões discursivas divididas entre três disciplinas indicadas pelos Colegiados, com base nas disciplinas do Ensino Médio. O objetivo é avaliar conhecimento, capacidade de síntese e de argumentação.
Manual do Candidato
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) já disponibilizou o Manual do Candidato ao Vestibular 2014, que traz todas as informações sobre o concurso. Este ano o manual só poderá ser acessado na versão on-line, permitindo salvar arquivos em PDF. Segundo a coordenadora, a mudança teve o objetivo de reduzir custos e também a preocupação com a sustentabilidade, sem qualquer prejuízo para os candidatos, uma vez que também as inscrições são feitas somente pela internet.
Por outro lado, a Cops investiu na interação por meio das redes sociais. Candidatos poderão ter informações atualizadas sobre o concurso no Facebook, no endereço https://www.facebook.com/vestibularuel?fref=ts. Outra ferramenta on-line é a revista "Diálogos Pedagógicos 2013", que traz as questões do concurso passado comentadas pelos professores que integram a equipe pedagógica da Cops. A leitura possibilita ao candidato entender a metodologia do concurso da UEL.
Datas
A 1ª Fase do concurso, no dia 10 de novembro, traz a Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
A 2ª Fase será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com as provas de Línguas e Redação (dia 1º), Conhecimentos Específicos (dia 2) e Habilidades Específicas (dia 3). O resultado do Vestibular será divulgado no dia 9 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, a Prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada antes 1ª fase, no dia 29 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato ao curso de Música poderá indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, que passará a ser aquele ao qual concorrerá, caso não seja aprovado nessa etapa.
Juliana Leite com informações da UEL

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia