google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Movimento importante para as reformas que precisamos - Tribuna da Serra

Movimento importante para as reformas que precisamos

Exiba teruo kato2606.jpg na apresentação de slides
A população brasileira, em especial os jovens e estudantes, deixou de lado a face de figurante para se tornar protagonista nas discussões dos rumos do país. E isto ficou bem claro nas intensas manifestações das últimas semanas, ocorridas em todas as regiões do Brasil, um movimento importante que acredito irá resultar nas reformas que há tanto tempo almejamos.
Importante destacar que estas mobilizações fortalecem cada vez mais a nossa jovem democracia, sistema que o país retomou no início da década de 1980, após muita luta contra o regime ditatorial. Bom salientar, também, que este momento marca o início de uma grande discussão sobre o futuro do país das novas gerações.
Como disse no início deste artigo, acredito que a voz das ruas é fundamental para as reformas prioritárias do nosso país. A reforma política é necessária para o fortalecimento dos partidos, hoje desgastados perante a opinião pública. Também as reformas tributária e fiscal e da previdência, que há muito estão paradas no Congresso Nacional.
Ouvir e respeitar a voz da população são preceitos fundamentais para o bom exercício da democracia, tanto no legislativo como no executivo. Antes de tomarmos qualquer decisão, devemos identificar os anseios populares através de organizações não governamentais, associações comerciais, sindicatos e a sociedade civil organizada de um modo geral.
Foi assim quando encampei a luta para levar para Paranavaí a Reitoria da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar. Nesta caminhada vitoriosa, contamos com um apoio essencial, do governador Beto Richa, que não mediu esforços para atender o pleito dos moradores de todos os municípios que formam o Noroeste do Estado.
Outro sintoma importante destas manifestações populares foi à disposição da presidente Dilma, em pronunciamento em rede nacional, reafirmando a intenção de destinar 100% dos royalties do petróleo, que será extraído das camadas do Pré-Sal, para a educação. Este segmento é sim uma bandeira que vale a pena empunhar.
Pautei minha vida pública na defesa da educação integral, a alternativa mais segura para uma revolução sociocultural do país. Hoje em dia, os países referência mundial em educação, são adeptos da educação em período integral.
Este sistema possibilita às crianças e jovens mais tempo para estudarem, fazerem pesquisas e participarem de atividades físicas e culturais. Os resultados altamente positivos das unidades de ensino que oferecem educação integral, ou mesmo atividades no contra-turno, quando os alunos não estão em sala de aula, aparecem em exames como o Ideb, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
As manifestações populares das últimas semanas trazem boas perspectivas a todos os brasileiros. Com certeza isto vai mexer com os governos federal, estadual e municipal e os poderes legislativo e judiciário.
Mas acima de tudo, isto mostra que estamos em um novo momento, onde a sociedade quer e deve participar das discussões e decisões de grande interesse nacional.
Teruo Kato Deputado Estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia