Neymar ainda não anunciou oficialmente para onde vai, mas os ritos de despedida do Santos já começaram. Neste sábado, o goleiro Aranha publicou no seu instagram uma foto de uma mensagem deixada pelo craque no vestiário do CT Rei Pelé: "Eu vou, mas eu volto".

Na sexta-feira, o Santos confirmou que estava de acordo com as duas propostas recebidas - uma do Barcelona, outra do Real Madrid. A decisão, então, ficou por conta do próprio Neymar, que foi à Vila conversar pessoalmente com os membros da diretoria santista, mas deixou o clube, já depois da meia-noite, dizendo que ainda iria pensar a respeito.

A proposta do Barcelona foi menor que a do rival: enquanto os merengues ofereceram cerca de 35 milhões de euros ao Santos e 11 milhões de euros por ano a Neymar, o Barcelona chegou a 28 milhões de euros, e 7 milhões em salários. Entretanto, por conta do contrato com a Nike, que também patrocina o Barcelona, Neymar receberá mais do que isso. Além disso, o acordo blaugrana com o Santos inclui a realização de dois amistosos - um na Espanha e outro no Brasil - entre os times, com arrecadação em torno de 2 milhões de euros, dinheiro que ficaria para o clube.

Várias fontes da Goal em Bracelona confirmam que a opção de Neymar foi mesmo pelo Barcelona, que já vinha negociando com o jogador há muito tempo e sempre teve a sua preferência. O anúncio deve ser feito em breve. Também nest sábado, o empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, escreveu no twitter 'A fumaça está vindo', sugerindo que a confirmação deve sair em pouco tempo.

Mesmo com toda a especulação, Neymar está confirmado para o jogo contra o Flamengo, domingo, na estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro. Deve ser mesmo sua última partida pelo time da Vila. No treinamento de sábado, ele foi a campo com uma câmera presa na cabeça para registrar todos os seus movimentos.