google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 UTFPR vai ofercer 1.620 vagas para cursos técnicos em São Jerônimo da Serra e região subsequentes a distância - Tribuna da Serra

UTFPR vai ofercer 1.620 vagas para cursos técnicos em São Jerônimo da Serra e região subsequentes a distância

(Departamento de Comunicação e Marketing da UTFPR)

Estadual - No segundo semestre, a UTFPR, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), abrirá 1.620 vagas para cursos técnicos subsequentes, na modalidade a distância, no âmbito do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil). Os cursos, também conhecidos como “pós-médio”, fornecem exclusivamente a formação técnica e são direcionados a candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente.

As vagas se destinam aos Cursos Técnicos em Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos, e Redes de Computadores. As datas para inscrição, que é gratuita, e as etapas do processo seletivo variam de acordo com o polo pretendido. Ao todo, serão ofertados cursos em 33 polos presenciais no Paraná.

O processo para os polos de Apucarana, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Nova América da Colina, Nova Fátima, Ponta Grossa, Santo Antônio do Paraíso e São Jerônimo da Serra ocorrerá através de Exame de Seleção coordenado pela própria UTFPR, conforme edital (http://www.utfpr.edu.br/futuros-alunos/processo-seletivo-para-cursos-e-tec/processo-seletivo-para-cursos-e-tec) divulgado na quinta-feira (12). As inscrições para os cursos oferecidos nessas localidades deverão ser realizadas pelo portal da UTFPR (www.utfpr.edu.br), de 21 a 31 de julho, no link Futuros Alunos. Para os candidatos que se inscreverem para um desses nove polos haverá uma prova em 12 de agosto. O resultado será divulgado no dia 20, e as matrículas para a primeira chamada deverão ser realizadas nos dias 21 e 22.

A seleção para os demais polos será realizada através de Processo Seletivo a ser coordenado pela Secretaria da Educação. Os interessados em participar de um curso ofertado nessas outras localidades deverão se inscrever pessoalmente no próprio polo, entre 16 de julho e 17 de agosto. A seleção, que ocorrerá de 20 a 24 de agosto, será realizada por meio de análise de documentos e entrevista. O resultado desse processo será divulgado na data provável de 27 do mesmo mês, com matrícula prevista para o dia 29. Outras informações sobre este processo estão no edital (http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/cotedu/ead/etec/seed_edital_selecao_alunos_14.07.2012) da Secretaria.


O início das aulas está previsto para 03 de setembro. Os cursos ofertados serão ministrados pelos câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira e Ponta Grossa.

E-Tec

O programa Rede e-Tec Brasil, do qual a UTFPR faz parte desde 2009, tem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

Os cursos são ofertados pelos câmpus da Universidade Tecnológica e o conteúdo é veiculado nos polos presenciais previamente selecionados. Os alunos são orientados por tutores presenciais nos polos de apoio e acompanhados a distância por tutores e pelos professores, que também podem visitar o polo para ministrar aulas, tirar dúvidas e fornecer orientações.

Os cursos e-Tec, que têm duração prevista de quatro semestres, oferecem formação profissionalizante e fornecem o Diploma de Técnico aos alunos concluintes.

Mais informações no edital do Exame de Seleção (http://www.utfpr.edu.br/futuros-alunos/processo-seletivo-para-cursos-e-tec/processo-seletivo-para-cursos-e-tec) e na página da Rede e-Tec da UTFPR (http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/cotedu/ead/etec).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia