google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 São Jerônimo da Serra tem caso confirmado de febre maculosa - Tribuna da Serra

São Jerônimo da Serra tem caso confirmado de febre maculosa

A chefe da DVVGS Amabile Basso e o diretor da 18ª. regional de saúde Edimar Santos, confirmaram um caso da FEBRE MACULOSA em São Jerônimo da Serra. O homem acabou sendo picado pelo carrapato em uma propriedade rural no distrito de São João do Pinhal.

A equipe da 18a. regional de saúde e secretaria da saúde de São Jerônimo da Serra, já estiveram no local, tomando as providencias necessárias e orientando as pessoas. A febre maculosa, também chamada de febre do carrapato, é uma doença febril aguda. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), além de cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

A única forma de transmissão é através da picada do carrapato, após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 a 6 horas, ficando incubado por cerca de 2 a 14 dias.

Os sintomas mais característico da febre maculosa são:
a) Febre, de moderada a alta, podendo durar de 2 a 3 semanas;
b) Fortes dores de cabeça;
c) Dor no corpo;
d) Calafrios;
e) Edema dos olhos e conjuntiva.


Em anos anteriores, uma JOVEM de Leópolis e um HOMEM de Andirá tiveram morte pela febre maculosa.

Blog Edimar Santos

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre essa notícia